Foto: Comitê Organizador Local/Divulgação
O projeto executivo - e detalhado - será apresentando apenas no próximo dia 19, mas a Fifa já pediu algumas alterações nos planos de obras para o Maracanã. Com a demolição dos anéis inferior e superior, dos banheiros e dos vestiários, que está em fase final, as intervenções no estádio agora serão direcionadas ao atendimento das exigências da Fifa quanto ao layout no quinto e no primeiro andares do estádio.
"As modificações que a Fifa pediu não são nada graves. Têm a ver com o fluxo nos caminhos internos da arquibancada, com colocação de parte elétrica, hidráulica e instalação de mais banheiros. Isso tudo vai estar no projeto executivo", explicou Icaro Moreno, presidente da Emop, Empresa de Obras Públicas do Rio.
Por causa das mudanças no projeto básico, será necessário construir pelo menos 20 banheiros e cinco bares a mais no estádio. Segundo o presidente da Emop, o acréscimo tem a ver com o acesso ao Maracanã. "Quem entrava pela rampa monumental podia se deslocar pelos vomitórios, mas, no novo projeto, terá que entrar e sair pela rampa monumental. Por isso vamos construir essa estrutura", afirmou.
A cobertura é uma incógnita. Ainda não foi definido se ela será refeita ou apenas reformada. Segundo Icaro Moreno, esse anúncio acontecerá no dia da entrega do projeto executivo. "Estamos avaliando. Só depois do estudo que poderemos orçar o custo da cobertura", afirmou Moreno. Até o fim de abril, as escavadeiras vão afundar o terreno atrás do gol virado para a Uerj para criar uma rampa e também começarão as obras para estender a arquibancada.
Cabral vê motivação política nas críticas de Blatter
Nesta quarta-feira, o governador do Rio, Sérgio Cabral, também respondeu às críticas do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que reclamou do andamento das obras. "Acho que isso está cheirando mais a política interna da Fifa e a medo, do meu querido Blatter, de o presidente Ricardo Teixeira se tornar presidente da Fifa. Mas o presidente não vai disputar eleição com ele. (A crítica) não tem nada a ver com a realidade. O cronograma está indo muito bem", disse Cabral.
A secretária de Esportes, Turismo e Lazer, Márcia Lins, também falou sobre o prazo de entrega do Maracanã. "O Blatter não precisa ficar preocupado que o cronograma será cumprido (fim das obras em dezembro de 2012). Se tiverem dúvidas, elas podem ser esclarecidas. Podem vir aqui e acompanhar o andamento das obras", disse a secretária à agência Reuters. Márcia garantiu que o estádio estará pronto na Copa das das Confederações de 2013.
0 comentários:
Postar um comentário